Cantinho da Língua Portuguesa - Aline , Vitória e Mônica

Alunos do 6º Ano em
uma agradável aula de Leitura
Professora Mônica


Como o trabalho com a Língua Portuguesa pode ser feito da melhor maneira possível?
        Na minha opinião é um dos maiores desafios da escola fazer com que os alunos aprendam a ler e compreender o que estão lendo. E, além disso, a disciplina oferece vários caminhos para que eles consigam alcançar tal objetivo, não se esquecendo também que além de ler e compreender o que estão lendo, os alunos devem também aprender a se expressar nas mais diversas situações e fazer-se compreender.
        Entendendo que o ensino da língua é complexo e que todos os aspectos são imprescindíveis para o bom desenvolvimento do aluno, dividi minhas aulas semanais em quatro tipos: texto, gramática contextualizada, ortografia e leitura de livros literários.
        Nas aulas de texto é trabalhada a compreensão dos diferentes gêneros textuais, a produção feita pelos alunos de tais textos levando-se em conta suas características, montagem mural com esses textos após correção e leitura oral. Nas aulas de gramática trabalha-se a gramática contextualizada e não a gramática fria que não nos leva a nenhum crescimento, como também acontece nas aulas de ortografia, que têm durante a correção oral uma avaliação da aprendizagem. E por último as aulas de leitura de livros da série vaga-lume que consegui como doação, aulas que têm música ambiente, onde são tiradas duas etapas para o trabalho de leitura, na primeira, leitura silenciosa e na segunda, avaliação do que foi lido sendo registrada a página onde o aluno parou para que seu progresso na leitura possa ser observado na próxima semana. Trabalhando assim, trabalho os três eixos temáticos do CBC durante a semana: Eixo Temático I - compreensão e produção de textos; Eixo Temático II - linguagem; Eixo Temático III - literatura e outras manifestações culturais; levando-se em conta as habilidades descritas no CBC e os descritores.
        Mas antes que as minhas aulas comecem, em primeiro lugar avalio postura e disciplina, fundamentais para uma boa aprendizagem.Regras básicas são escritas no quadro como “não se levantar”,”sentar-se corretamente” e o “silêncio”, mas respeitando-se sempre o direito do aluno de perguntar, ir ao banheiro,etc. Música para relaxamento é utilizada juntamente com exercício de respiração para que os alunos se acalmem e estejam preparados para o trabalho a ser cumprido. Recuso-me a dar aula sem que tais regras sejam cumpridas, deixando claro que não estou punindo nenhum aluno, mas defendendo o direito que eles têm de uma educação de qualidade, obrigação da escola e de nós, professores.
        Acredito que Deus possa nos iluminar e que possamos cada vez mais cumprir nossa obrigação de verdadeiros EDUCADORES!
                  Mônica Aparecida Cardoso Bastos, professora de Língua Portuguesa 6ºs anos.