Cantinho de Ciências - Maria Amélia e Alessandra



Alimentos que podem também ser cultivados pelo método hidropônico

Eixo Temático I
Tema 3: Formação e Manejo dos Solos
            Depois de estudar o solo e as práticas agrícolas, foi trabalhado um texto sobre Hidroponia. Para enriquecimento do conteúdo eu Maria Amélia professora de Ciências, juntamente com as professoras de apoio Zenaide e Laydiane, especialista em educação Iara e a vice diretora Lívia  , levamos os alunos do 6º ano C e 6º ano V para visitarem uma plantação hidropônica de propriedade  do Sr. Leonildo Cândido da Silva    , o qual  com muita disponibilidade e atenção explicou aos alunos sobre a origem desta técnica, bem como o seu funcionamento, como e quais o vegetais que podem ser cultivados, a obtenção de nutrientes pelos vegetais, as vantagens e desvantagens da técnica.
            Segue abaixo algumas informações sobre esta tão interessante técnica de cultivo de vegetais em água.
O que é hidroponia?
            O termo hidroponia vem do grego hidro ponos, que significa “trabalho na água”. É uma técnica alternativa de cultivo de plantas com solução nutritiva na ausência ou na presença de substratos naturais ou artificiais.
            É uma técnica de origem oriental, difundida na época da  2 ª Guerra mundial que permite que plantas se desenvolvam na água. Nela estão misturados os elementos químicos que o vegetal precisa para se desenvolver, como o fósforo e o potássio. É possível corrigir a concentração de substâncias químicas que estiverem faltando sempre que for necessário. A vantagem de tal método é evitar pragas que normalmente se transmitem pelas raízes. Além disso, o cultivo é feito em ambientes fechados, ficando menos sujeito a mudanças climáticas.
            Ao contrário do que muita gente pensa os produtos hidropônicos são mais saudáveis. As culturas hidropônicas ao contrário das culturas no solo recebem apenas e só os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento, sem quaisquer repelentes de pragas e químicos prejudiciais. A solução nutritiva é apenas constituída por água e todos os nutrientes que o solo deveria ter , assim os produtos hidropônicos são completamente naturais e saudáveis.

QUAIS AS VANTAGENS PARA O PRODUTOR?

            Este é um aspecto sobre o qual gostaríamos de chamar sua atenção. O produtor de cultivos hidropônicos trabalha com uma tecnologia moderna, limpa e com muitas vantagens, veja:
·         Maior higienização e controle da produção.
·         A planta cresce mais saudável e, por estar longe do solo, menos sujeita a infestação de pragas.
·         A produção faz-se durante todo o ano por ser um cultivo protegido.
·         Alta Produtividade: um único empregado pode cuidar de mais de 15.000 plantas. A ergonometria é muito melhor, pois trabalha- se em bancadas. O trabalho é mais leve e mais limpo.
·         Não há desperdício de água e nutrientes. A economia de água em relação ao solo é de cerca de 70%.
·         A produtividade em relação ao solo aumenta em cerca de 30%
·         O retorno do investimento dá-se entre 6 e 8 meses.
·         Por ser colhida com raiz e a sobrevida da planta hidropônica é muito maior que a da cortada no solo. Existe maior qualidade e aceitação do produto.
·         Estão eliminadas muitas operações, bem como a manutenção dos equipamentos utilizados para estas operações.
·         A produtividade e a uniformidade da cultura são maiores.
·         Redução de pulverizações.
·         Pode ser realizada em qualquer local, mesmo onde o solo é mau para a agricultura.
·         Um projeto comercial de 2.400 pés de alface/mês requer apenas 100m².
·         Não há preocupação com a rotação de culturas e a replantação é imediata após a colheita.

Desvantagens:
- Dependência de energia elétrica ou de um sistema alternativo. Se houver uma queda de energia e o produtor não tiver um gerador, por exemplo, há grande risco de se perder toda a produção;
- Requer conhecimento da tecnologia e acompanhamento permanente;
- Maior facilidade de disseminação de patógenos no sistema pela própria solução nutritiva circulante.
Fonte: Google








Tema 4: Decomposição de Materiais
Tópico de Conteúdo: Conservação de alimentos

Atividade prática:
0P 35 : Fungos em ação
Prof: Maria Amélia de Bastos Freire e Andrade
8º ano C  e 8º ano V

            Primeiro foi realizado um trabalho de pesquisa  sobre fungos e bactérias, seguindo o roteiro abaixo:
Microorganismos no ambiente

Fungos: 
-diversidade (exemplos)
-características
-ambientes onde se desenvolvem
-processos de obtenção de energia
Bactérias:
- diversidade
- características
- processos de obtenção de energia
Bactérias:
- diversidade
- características
- processos de obtenção de energia
            Logo após a pesquisa, comentamos em sala de aula sobre os itens pesquisados. Em seguida, foi realizada a atividade prática que será comentada logo abaixo.
Material:
· 1 fatia de pão
· 1 tomate maduro
· mingau de maisena
· 3 pires
· 3 sacos plásticos transparentes
· 3 elásticos de dinheiro
· 1 lupa manual
Procedimento:
· misture uma colher de maisena em meio copo de água e peça a um adulto que leve a mistura ao fogo, mexendo-a até que ela se transforme em um mingau. Ponha-o em uma placa ou um pires e coloque a preparação em um saco de plástico. Feche-o bem, usando um elástico.
· umedeça bem o pedaço de pão, coloque—no pires e ponha a preparação em um saco plástico, para evitar que seque. Feche-o bem.
· corte o tomate em fatias e coloque-as em outro pires  pires. Ponha a preparação em um saco plástico e feche-o.
· observe os alimentos diariamente ou de dois em dois dias, durante uma semana. Represente em desenhos o que vê. Se tiver uma lupa, convém usá-la.
             Depois desse procedimento, a atividade prática será concluída com a opinião dos alunos sobre a importância da conservação dos alimentos e para complementar será explorado os seguintes itens sugeridos na OP35:
Idéias a serem exploradas:
- fungos e bactérias são seres vivos
- fungos e bactérias são considerados seres consumidores-decompositores
- o processo de decomposição consiste no “desmanche” da matéria orgânica, gerando resíduos inorgânicos
- esse processo é realizado pelos fungos e bactérias
- os sais minerais presentes no solo originam-se também desse processo de “desmanche” da matéria orgânica
- os fungos nutrem-se principalmente de celulose, amido e açúcares
- as bactérias preferem nutrir-se de proteínas
- enquanto usam as proteínas que retiram do alimento, formam substâncias malcheirosas que eliminam para o ambiente
- fungos e bactérias alimentam-se de restos orgânicos, fezes, urina, penas, pêlos, galhos, folhas, frutos e sementes que caem dos vegetais. É graças a eles que nada disso acumula na natureza
- a atividade dos fungos e bactérias é lenta 
- moscas, besouros, formigas e piolhos–de-cobra consomem penas, pêlos, galhos, folhas, frutos e sementes que caem dos vegetais e o que não é consumido é decomposto pelos fungos e bactérias